Bernardo Soares/Secult-PE
Bernardo Soares/Secult-PE
Maracatus e outras expressões características do período estarão na programação
O Governo de Pernambuco – através da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Secretaria de Turismo e Empetur – lança a Convocatória do Carnaval 2016 que irá selecionar propostas de atividades artísticas e culturais para compor a programação do Ciclo Carnavalesco. A prioridade é promover apresentações de artistas, grupos, orquestras e agremiações tradicionais do período momesco, nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado. Este ano a Convocatória traz duas novidades. Uma delas é a permissão para que grupos de dança popular – ligados à cultura carnavalesca ou que a tenham como fonte de pesquisa no trabalho a ser apresentado – também possam se inscrever.
Jorge Farias
Jorge Farias
Caboclinho 7 Flexas do Recife, patrimônio vivo de Pernambuco
Outra inovação é a não obrigatoriedade de inscrição para os Patrimônios Vivos de Pernambuco. Para garantir, no carnaval, a presença destes artistas e grupos detentores do saber da nossa cultura, considerando a consagração de sua arte, os Patrimônios estão habilitados pelo quesito do mérito cultural, de acordo com a Lei Estadual do Registro do Patrimônio Vivo. As demais propostas estaduais serão habilitadas pelo critério da relevância para a valorização do Ciclo Carnavalesco, observando a necessidade de promover, prioritariamente, a participação de artistas e grupos tradicionais do carnaval pernambucano.
As inscrições estão abertas até 24 de dezembro de 2015 e poderão ser feitas na sede da Seturel / Empetur (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda), das 09h às 12h e das 14h às 17h, no caso das atrações nacionais. As atrações estaduais devem realizar sua inscrição na sede da Secult-PE / Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista), das 08h às 15h. No ato da inscrição, é preciso apresentar o Formulário de Inscrição, devidamente preenchido e assinado pelo proponente (anexo III do edital), os documentos da empresa (no caso de pessoa jurídica) além de release do artista/grupo, currículo, CD, DVD ou outro material que comprove a consagração ou relevância artística do grupo.
A programação do Ciclo Carnavalesco 2016 – que levará o colorido e a alegria da cultura pernambucana para todos os cantos do estado .