quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Ciclo natalino é marcado por cantatas e concertos no Grande Recife

Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca faz apresentações gratuitas.
Av. Rio Branco, no Recife, recebe programação cultural.


Pastoril se apresentou na árvore da Globo (Foto: Paloma Amorim/G1)Pastoris fazem parte da programação cultural do ciclo natalino do Recife (Foto: Paloma Amorim/G1)
Cantatas, concertos e apresentações culturais marcam a programação cultural do ciclo natalino do Grande Recife. Olinda recebe, na sexta-feira (18), uma serenata natalina no Sítio Histórico, enquanto o coral Movimento Pró-Criança e a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada se apresentam no coreto da Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, na região central da capital.
ciclo natalino do Recife deste ano homenageia o Boi Matuto da família Salustiano, fundado pelo mestre Salustiano em 1968, e o mestre cirandeiro João da Guabiraba, fundador da Ciranda Mimosa do João da Guabiraba. A programação na Avenida Rio Branco começa na sexta (18), com apresentações de bandas, pastoris, mamulengos, cirandas e cavalos marinhos. (Confira abaixo a programação completa)
No domingo (20), a Avenida Rio Branco recebe também, entre 14h e 16h, Natal Azul Guarda Solidária. No local, serão coletados alimentos não perecíveis, destinados ao Hospital do Câncer e à AACD. A programação conta com o Grupo de Percussão Especial, formado por jovens com Síndrome de Down, e a Banda Mista das Guardas de Pernambuco, além de uma apresentação de flauta da guarda municipal Taciana Aguiar.
Fábulas infantis permeia peça do espetáculo 'Natal para Sempre' (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)Fábulas infantis permeiam peça do espetáculo 'Natal para Sempre' (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)
A cidade vai contar com dois espetáculos natalinos. O primeiro é o ‘Natal para sempre’, que acontece no Parque de Santana, e traz a história de uma menina que encontra um livro mágico e passeia pelo mundo das fábulas. As encenações acontecem sempre às 19h, nos dias 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de dezembro.
O segundo será o Baile do Menino Deus, que vai ser encenado no Marco Zero entre os dias 23 e 25 de dezembro, reunindo as figuras típicas da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá, o bumba meu boi e os caboclinhos. O auto de Natal vai ser encenado sempre às 20h.
Espetáculo une música e teatro para contar o nascimento de Jesus. (Foto: Luna Markman / G1 PE)Espetáculo une música e teatro para contar o nascimento de Jesus. (Foto: Luna Markman / G1)
A serenata natalina da Focca vai contar com músicos caracterizados com o gorro de papai Noel, que se concentram em frente à faculdade, na Avenida Liberdade, em Olinda. O repertório conta com 28 músicas. O cortejo vai percorrer as ruas do Sítio Histórico, distribuindo rosas e livretos com as letras das canções, convocando o público a se unir à cantoria.
Prédio destruído em incêndio abrigava aulas do coral do Pró-Criança (Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)Coral do Pró-Criança se apresenta no Recife
(Foto: Bianka Carvalho / TV Globo)
O coreto da Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José, recebe o Coral do Movimento Pró-Criança e a Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, comandada pelo Maestro Lima Neto, em uma cantata natalina especial. A programação conta ainda com apresentações de pastoris, reisados e marujadas.

Na sede do Galo da Madrugada, na Rua da Concórdia, vai ter a presença de Papai Noel a partir das a partir das 20h.Depois das 22h, haverá confraternização do bloco com sua diretoria e com os componentes do tradicional Bloco das Ilusões também na sede.
Na área externa do Shopping Guarapes, em Jaboatão, a programação é de música, dança e literatura no sábado (19), a partir das 16h. Entre as atrações estão a cantora Ylana Queiroga, a companhia de dança Valdek Farias, com espetáculo Magia de Luz, David Mitchel e Banda, entre outros, além da Orquestra Sol Maior sob a regência do maestro Israel Menezes.
A Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca faz quatro concertos gratuitos, trazendo no repertório músicas clássicas e composições natalinas, como "Ragtime", de Mátyás Seiber; "Suíte Francesa", de Saint-Preux; "Surgem Anjos Proclamando", de Louise Houzmaister, e "Noite de Paz", de Franz Xavier Gruber.
Orquestra Criança Cidadã Meninos do Ipojuca faz concerto especial pelo primeiro aniversário (Foto: Divulgação / Prefeitura do Ipojuca)Orquestra Meninos de Ipojuca faz concerto especial
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Ipojuca)
Os músicos de Ipojuca vão ser acompanhados por 20 alunos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque. A primeira apresentação é no distrito de Nossa Senhora do Ó, em frente à Igreja Matriz, às 20h. Na segunda (21), o concerto é em Camela, na frente da sede da Orquestra Meninos do Ipojuca, às 19h. Na quarta (23), é a vez do Centro de Ipojuca, enquanto na quarta (30), a apresentação é em Porto de Galinhas.
A Entra Apulso, na Zona Sul do Recife, recebe o Sarau de Natal no sábado (19), a partir das 19h, com apresentações de cavalo marinho, pastoril, guerreiro e reisado feitas pelas escolas Abílio Gomes e Inalda Spinelli, além da Creche Nossa Senhora da Boa Viagem e do grupo do projeto Dança Pulsante, desenvolvido pelo Instituto Shopping Recife. A programação conta também com barraquinhas montadas na festa, serão comercializadas comidas produzidas pelos empreendedores da comunidade.
Na terça-feira (22), a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife, na Rua do Imperador, às 19h,  recebe o recital natalino 'Ó Noite Santa', com a apresentação do Coral Madrigal Sonetos e participação especial da Orquestra Juvenil de Santo Amaro. Composições de Vivaldi, Amadeus Mozart, Sebastian Bach, Adolphe Adam e Giuliano Caccini integram o programa. A entrada para o recital é 1 quilo de alimento não perecível.
Confira abaixo a programação completa:

» Sexta-feira (18)

Brincadeiras de Natal – Avenida Rio Branco (Recife)
18h – Mendes e Sua Orquestra e Cortejo de Pastoris
19h – Ciranda Mimosa
19h30 – Cavalo Marinho Boi Matuto
20h – Banda Sinfônica do Recife - Concerto Natalino
Nossa Senhora do Ó – Praça Capitão Antônio Braz Pereira, em frente à Igreja Matriz
20h – Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca
Focca – Avenida Liberdade, Carmo (Olinda)
21h30 – Saída da serenata natalina pelas ruas do Sítio Histórico
Praça Sérgio Loreto - Bairro de São José (Recife)
18h – Cantanta natalina com coral Movimento Pró-Criança e Orquestra Mirim do Galo da Madrugada, além de apresentação de reisados, pastoris e marujadas
Pastoril Giselly Andrade (Foto: Costa Neto / Divulgação)Pastoril Giselly Andrade é uma das atrações
(Foto: Costa Neto / Divulgação)
» Sábado (19)
Brincadeiras de Natal – Avenida Rio Branco (Recife)
17h – Banda da Base Aérea do Recife - Concerto Natalino
18h – Mamulengo do Mestre Zé Bel
18h30 - Pastoril Estrela Brilhante
19h – Balé Deveras
19h30 – Pastoril Campinas Alegres
20h – Reisado Imperial
20h30 – Cavalo Marinho Boi Pintado
21h -– Guerreiro Sol Nascente
21h30 – Pastoril Giselly Andrade
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
Shopping Guararapes (Jaboatão)
16h - Cantora Ylana Queiroga
16h40 - Cia de Dança Valdek Farias - "Espetáculo Magia de Luz"
17h - Benei Aor - Espetáculo de Teatro
18h - Espaço de Dança Passos e Compassos
18h30 - David Mitchel & Banda
19h - Culto Ação de Graças
20h - Orquestra Instituto Sol Maior sob regência do Maestro Ricardo Diniz
21h - Orquestra Religare Art Sol maior sob regência do Maestro Israel Menezes (RJ)
» Domingo (20)
Brincadeiras de Natal – Avenida Rio Branco (Recife)
14h - Grupo de Percussão Especial
14h30 - Banda Mista das Guardas de Pernambuco
17h – Coral do Conservatório Pernambucano de Música
17h30 – Banda da Polícia Militar de Pernambuco - Concerto Natalino
18h30 – História do Mamulengo  - Família Zé Lopes
19h – Companhia Trapiá de Dança
19h30 – Pastoril Aurora da Redenção
20h – O Pique do Guerreiro do Balé Popular
20h30 – Pastoril Estrela do Mar
21h – Pastoril do Velho Xaveco
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
» Segunda-feira (21)
Camela – Av. Dr. Humberto da Costa Soares (Ipojuca)
19h – Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca
Baile do Menino Deus (Foto: Luna Markman/G1)Baile do Menino Deus ocupa o Marco Zero
(Foto: Luna Markman/G1)
» Terça-feira (22)
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco do Recife - Rua do Imperador (Recife)
19h - Recital Natalino – Ó Noite Santa

» Quarta-feira (23)
Marco Zero (Recife)
20h – Baile do Menino Deus

Ipojuca – Convento de Santo Antônio, na Rua do Convento
20h – Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca
» Quinta-feira (24)
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
Marco Zero (Recife)
20h – Baile do Menino Deus
» Sexta-feira (25)
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
Marco Zero (Recife)
20h – Baile do Menino Deus
» Sábado (26)
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
» Domingo (27)
Parque de Santana (Recife)
19h – Natal para Sempre
» Quarta-feira (30)
Porto de Galinhas – Praça das Piscinas (Ipojuca)
20h – Orquestra Criança Cidadã Meninos de Ipojuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário