Costa Neto
Costa Neto
A Estação Central Capiba – Museu do Trem foi inaugurada em dezembro do ano passado
Inaugurado no dia 22 de dezembro de 2014, a Estação Central Capiba/Museu do Trem celebrou nesta terça-feira um ano de funcionamento. Com a visitação de 44.800 pessoas, o equipamento cultural abriga a exposição fixa Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, que reconstrói parte da memória ferroviária de nosso Estado, e apresenta as inovações tecnológicas, com ênfase na Revolução Industrial. Além disso, a mostra reúne mais de 500 peças sobre a memória ferroviária pernambucana, como cadeiras, bilheterias, carimbadores, sinalizadores, apitos, relógios, além de fotografias, cartazes, textos e diversos outros aparelhos relacionados no contexto do trem.
“Por ser localizado em uma área central da cidade, há um fluxo intenso de visitantes em nosso Museu. Além disso, recebemos alunos de várias partes do Estado, graças ao nosso sistema de agendamento de visitação mediada”, disse Adriane Alves, que coordena o Departamento de Ação Educativa da Estação Central Capiba/Museu do Trem. Segundo ela, 1.884 estudantes visitaram o equipamento cultural só neste primeiro ano. “Atendemos de terça a sexta-feira, e os nossos educadores estão preparados para apresentar todo o acervo e, depois dos percursos, promover atividades relacionadas à memória ferroviária pernambucana”, contou. Para agendar uma visita guiada à Estação Central Capiba/Museu do Trem, basta entrar em contato com a equipe do educativo, através do e-mail: educativomt@gmail.com ou pelo telefone (81) 3181.3098.
Histórico
Tendo Gilberto Freyre como patrono, o Museu do Trem foi inaugurado em 25 de outubro 1972 e desativado em outubro de 1983. Mais de R$ 2,5 milhões foram investidos nas reformas, requalificações e compra de equipamentos da Estação Central Capiba/Museu do Trem. Atualmente, o espaço funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 15h.
Visite a Estação Central Capiba – Museu do Trem
Endereço: Rua Floriano Peixoto s/n, São José – Recife
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 15h
Telefone: (81) 3184.3197
Entrada Gratuita