quarta-feira, 13 de abril de 2016




 Muitos com certeza já ouviram falar em campo de concentração. Mas poucos sabem que aqui no Ceará também teve um lugar assim. Foi na seca do quinze, quando os retirantes que se aglomeravam em Fortaleza tiveram que ser isolados da população da capital. Saiba mais em 1915: a história dos sertanejos cearenses no ano da seca, novo livro do pesquisador cearense Cicinato Ferreira Neto.
A obra é resultado de ampla pesquisa em arquivos do Ceará e de outros estados – jornais, revistas, fontes primárias e secundárias, além de manuscritos. O objetivo do trabalho é entender como foi o cotidiano dos sertanejos e dos próprios cearenses, de maneira geral, no ano de 1915, marcado por grande estiagem, a qual ficou celebrizada na literatura através do romance da cearense Raquel de Queiroz.
Na publicação, de 304 páginas, Cicinato Ferreira Neto escreve um ensaio sobre a história da seca, analisa a postura do governo e das autoridades, descreve a postura dos cearenses na quadra de dificuldades, fala sobre trabalho e migrações, enfim, tenta dar uma contribuição à historiografia cearense, ainda com poucos escritos dessa natureza. As fotos e ilustrações ajudam a contar um pouco mais sobre período de grandes privações para o povo cearense.
Cicinato Ferreira Neto já lançou outros livros: “Estudos de História Jaguaribana” (2003), “A Tragédia dos Mil Dias: a seca de 1877-1879 no Ceará” (2006), “A Misteriosa Vida de Lampião" (2008), "A História do Fisco Cearense" (2011) e “A História do Ceará: fontes e bibliografia” (2013).
O livro “1915” pode ser adquirido diretamente com autor através dos seguintes e-mails:cicinato.neto@sefaz.ce.gov.br ou cicinatoneto@zipmail.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário