A caravana de formação do projeto Cinema no Interior está percorrendo, mais uma vez, o sertão pernambucano. O projeto conta com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, e vai contemplar mais de 350 moradores de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Exu, Cabrobó, Belém do São Francisco e cidades vizinhas.
Na bagagem desta edição, destaque para as oficinas de Roteiro, Interpretação, Produção, Fotografia, Som para Cinema e Direção.
Como resultado das oficinas, cada cidade irá produzir, em média, três roteiros. Pelo menos um destes roteiros deles será selecionado para realização do filme que vai representar o município no próximo Festival de Cinema no Interior e nas próximas Mostras Cinema no Interior. Os outros roteiros poderão ser aperfeiçoados e inscritos pelos alunos nos próximos editais do Funcultura.
Divulgação
Acervo Cinema no Interior
Roteiro dos filmes é selecionado após oficina em cada cidade
Durante o Festival, culminância do projeto, as comunidades e demais fazedores de cultura envolvidos vão conferir os filmes, produzidos coletivamente. Na ocasião, um júri técnico e um júri especial (formado por integrantes dos próprios filmes) vão eleger e premiar os principais destaques da temporada.
Mais sobre o projeto
Além de fomentar a produção audiovisual dos sertões, a ideia do projeto é revelar e projetar novos talentos locais, valorizando a classe artística sertaneja. Em 2014 o Festival de Cinema no Interior foi realizando no antigo Cine Art, na cidade de Serra Talhada. Em 2015, foi a vez do Cine são José, em Afogados da Ingazeira. Nesta nova temporada, o Festival de Cinema no Interior será realizado no Cine Teatro Guarany, na cidade de Triunfo, desenvolvendo assim um painel representativo dos cinemas de rua do interior pernambucano.
Divulgação
Acervo Cinema no Interior
Em 2015, o Cinema São José acolheu o público do festival
O projeto conta com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis, França, onde anualmente alunos do Cinema no Interior participam representando os seus filmes. Como estratégia de intercâmbio, o projeto também recebe realizadores franceses, que tornam-se integrantes da equipe de produção do festival. O Cinema no Interior estabelece relação de cooperação técnica e aproveitamento de alunos formados pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e, para esta edição, foi iniciado um trabalho de aproveitamento dos alunos formados pela UFPE, oriundos do curso de Cinema e Audiovisual; além de incentivo à profissionalização de alunos iniciados e descobertos em edições anteriores do projeto.
A VI edição do Cinema no Interior conta com os colaboradores: Tairone Feitosa, Cláudio Gomes, Antony Dunes, Mary Elen Abrantes, Lorena Arouche, Mauricio Alexandre, Camilla Lapa, Pedro Severien, Sálua Oliveira, Petrônio Lorena, Mannoel Lima, Ângela Câmara, Hermila Guedes, Adriano Loiola, Tiago Scorza, Charles Lima, André Dib e Raphaela Oliveira