segunda-feira, 15 de agosto de 2016




       MESTRE ANDRÉ DO GUERREIRO

André Joaquim dos Santos,nasceu em 29 de outubro de 1947,em São Miguel dos Campos,na Zona da Mata,do estado de Alagoas.ainda criança foi com a familia morar no sertão de Alagoas,na cidade de Olho d Água das Flores.Aos 18 anos, tendo de servir ao Exercito, vindo com seus pais morar em Palmeiras dos Indios onde conheceu o guerreiro da mestra Zefa Bispo e logo começou a dançar como figurante durante um bom tempo. Certo dia substituiu o mateu assumindo este personagem do guerreiro. No ano seguinte, depois das festas natalinas, começou os ensaios como índio Peri e posteriormente como embaixador..
    Em 1969 casou-se e afastou-se por alguns anos do guerreiro devido a distancia em que morava. Vindo trabalhar em Maceió, conheceu José Tenório que acabava de criar o guerreiro Treme Terra no bairro do Jacintinho e o convidou a dançar de contra-mestre.

    No ano de 1978, morando no conjunto habitacional Eustáquio Gomes/Tabuleiro dos Martins, mestre Ándre, novamente com José Tenório, formou outro guerreiro – “um pouco fraco, pois faltava um bom mestre e eu estava apenas começando, sem muita experiência”.
Neste período encontrou o conhecido mestre Jorge Ferreira e pediu a ele para ser mestre do seu guerreiro, o que deu um grande impulso ao novo grupo. Porém, com a saúde bastante debilitada, mestre Jorge afastou-se deixando em seu lugar o mestre Juvenal Leonardo e seu amigo Artur Morais, como mateu.


    Porém o grupo não tinha nenhuma ajuda e muitas vezes dançava sem adereços, com chapéus improvisados. Mestre Juvenal Leonardo pediu apoio ao amigo Sargento Wilsom, do bairro do Vergel do Lago que logo se prontificou a ajudá-los. Esta parceria durou seis anos e muitas foram as apresentações e viagens pelo interior do estado.
    “Com o surgimento da ASFOPAL passamos a ter uma boa ajuda, pois na época recebíamos tecidos doados pela LBA. Foi um bom período e eu estava sempre presente as reuniões da Associação”.
      Neste intervalo o guerreiro mudou-se para o bairro do Vergel do Lago, depois para o Jacintinho e finalmente para a Chã da Jaqueira onde recebeu o nome de Vencedor Alagoana tendo como mestre Juvenal Leonardo .
     Mas as coisas não andavam bem e desgostoso fui atender a um convite da Dona Augusta, viúva do finado mestre Paulo Olegário, para continuar com o guerreiro Santa Luzia, o que não deu certo.

 “Desfeito o guerreiro, fui participar do guerreiro Santa Isabel, já como mestre, coordenado pelo Pedro Lins e também dancei no guerreiro do mestre Benon e  no do mestre Juvenal  Domingos
    Durante o período carnavalesco, Andre Joaquim sai pelas ruas do seu bairro vestido de “La Ursa”, entremeio do guerreiro.
    Depois de tantas idas e vindas, mestre Andre hoje é o brilhante mestre do guerreiro Padre Cicero e formado pelo saudoso mestre Manoel Venâncio Amorim, no bairro do Tabuleiro dos Martins, onde comanda,  soltando a voz e o coração:
    
“ Quando eu chegar pra rimar
O meu figurá que de mim tem pena
Açucena do jardim murchar
Que Andre chegou, venha vê morena”

Boa noite guerreiro que eu cheguei
De longe avistei essa luz acesa
Em Princesa eu tenho valor
Mestre Andre chegou em sua defesa”

Fonte: NOVAES, Josefina Maria Medeiros. ASFOPAL - Associação de Folguedos Populares de Alagoas - 25 Anos Brincando Sério. Maceió: Gráfica do Estado/CEPAL, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário