quarta-feira, 9 de novembro de 2016


A MORTE  DO CANGACEIRO " CIRILO DE INGRÁCIA


A morte desse cangaceiro aconteceu em 5 de agosto de 1935.Devido à  fatos totalmente imponderáveis.Resumindo,o que aconteceu foi o seguinte. O grupo de Cirilo certa vez estava acoitado em uma fazenda no Salgadinho,povoado do município de Paulo Afonso e trouxeram uma bacia para uso geral. O chefe vez uma viagem rápida e na sua ausência Moça(companheira de Cirilo),disse a Zé Sereno:
- Zé,apanhe água,bote no fogo prá morná,e lave meus pés;
Sereno recusou-se a obedecer,o que causou discussão com a mulher de seu tio que terminou om a seguinte ameaça:
           - Quando Cirilo voltar você vai ver se lava ou não lava.
No dia seguinte,ao retornar,ele foi colocado ao par do ocorrido e para demostrar seu poder apanhou uma vara e ordenou o sobrinho: 
                            - Ou vai lavar ou vai apanhar !
Zé Sereno manobrou o fuzil e disse:
          - Se me bater não conto os buracos,e não fico mais junto.
Manoel,Moreno e Jararaca,parentes de Cirilo e também de Sereno se equiparam e acompanharam o jovem,deixando só o casal. Pouco tempo depois "Moça" deu a luz e os únicos que receberam o casal foram Corisco e Dadá. 

Era tempo de inverno,chovia muito e Moça ficou na chuva.O marido queria que ela ficasse dentro de casa por dois motivos: proteção contra a chuva e evitar ser descoberta pelas volante que sempre passavam por ali. Houve discussão e o cangaceiro acabou dando uns safanóes na mulher que era muito teimosa. Corisco ordenou que Limoeiro fosse no dia seguinte buscar o enxoval de seu filho que estava para nascer e o Cirilo resolver acompanhar o jovem a fim de esfriar a cabeça.
Viajaram logo cedo. Quando chegaram na serra da Mata Grande viram uma casa e foram até lá pedir comida. Estavam conversando com os moradores quando foram avistados e atacados pelo subdelegado Agripino Feitosa e seus acompanhantes armados.
Os cangaceiros fugiram,cada um indo pra um lado.Limoeiro por ser moço e forte escapou ileso.Cirilo foi ferido e para esconder o rastro desceu para dentro do riacho e seguiu andando por dentro d'água,despistando os perseguidores. Mas a hemorragia do ferimento minou-lhe a resistência e ao tentar subir pela margem do riacho desmaiou pela perda de sangue e acabou morrendo. Ao ser encontrado ainda estava ereto apoiado no barranco,com as mãos crispadas. 

Limoeiro ao retornar ao grupo de Corisco contou o que acontecera. Não sabia ainda,da morte do companheiro,mas logo a noticia espalhou-se pelo sertão e até foto com os matadores ladeando o cadáver,que se vê em pé e amarrado em uma tábua,foi exibida por coiteiros ao grupo.
Moç ficou muito abalada com a morte do marido. Chorou. Lastimou-se culpada pela morte dele.Quando lhe foi sugerido que procurasse um novo companheiro,entre os componentes dos grupos e não entre os " meninos" de Corisco,a Joana Conceição dos Santos(este,seu nome real)recusou terminantemente essa possibilidade.
Moça

Dadá costurou-lhe algumas roupas e num vestido escuro colocou na bainha do mesmo o dinheiro que era do finado e também um certa importância arrecadada entre os componentes do grupo de Corisco. Após permanecer algum tempo na casa dos familiares,Moça foi denunciada e presa.Teve sorte.Não foi judiada na cadeia onde permaneceu por pouco tempo,sendo logo libertada.

Por Ivanildo Alves Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário