quarta-feira, 23 de novembro de 2016



                           MESTRE ANTONIO LUIZ


Antonio Luiz de Souza,nasceu em 21 de setembro de 1951,na cidade de Potengi,município situado na região do Cariri,no sul do estado do Ceará.
O mestre do reisado de caretas,teve por toda sua vida o trabalho dedicado na agricultura de sub-existência,algo pertinente aos moradores do semi-árido nordestino, as condições adversas ao estudo,levou Antonio Luiz e a família a dedicarem ao cultivo da terra.

Mestre Antonio Luiz trás o legado de brincante do avô Raimundo Maximiano(in memória),que trouxe o folguedo para a familia por volta da década de 30,onde brincou reisado nos terreiros da antiga casa da familia,às margens da Lagoa  Sassaré . Os mestres  Muliquim e Chagas deram continuidade ao folguedo popular até o ano de 1975,no dia 6 de janeiro deste ano,até nossos dias, a responsabilidade foi passada para Antonio Luiz que com muito esforço e orgulho comprou parte do material,entre máscaras e figuras e assim deu inicio a um novo tempo no Reisado do Sassaré.




Antonio Luiz passa o que aprendeu como brincante aos agricultores e famíliares do Sassaré,a partir daí começam aparecer convites para eventos,pessoas  de outras regiões visitam o Sassaré para ver o reisado,jornalistas, produtores culturais,pesquisadores,entre eles, o dirigente do filme Romance de terre et d eau que leva imagens da manifestação para outros horizontes.



A vida nunca foi fácil para esse sertanejo e sua atual realidade não destoa,é notória a pobreza que cerca Antonio Luiz,sobrevivem com 50,00 R$ transferido de um programa social do governo federal e faz alguns "bicos" nos dias de feira livre na cidade de Potengi.



O mestre Antonio mora com a esposa,Rosa,numa casinha de taípa,com sala ,um quarto,cozinha,um pequeno corredor e um depósito onde guarda o material do reisado numa propriedade rural de (6) tarefas. Mestre Antonio Luiz acredita que a felicidade mora naquele grotão e assim, celebra esse sentimento como brincante do folguedo popular.


William Veras de Queiroz - Sitio Riacho do Mel,Sertão do Moxotó- Novembro 2016 d.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário