Com a bagagem de trinta anos dedicados à música popular nordestina, o cantor, compositor e sanfoneiro pernambucano Daniel Bento está em turnê pela Europa. O espetáculo “30 anos de chão” tem atraído um bom público às apresentações em cidades como Paris, Barcelona e Frankfurt. Muitos brasileiros – que acabam matando um pouco a saudade de casa -, mas também gente de todo lugar apaixonada pelo nosso forró.
“Esta é a quarta vez que pego essa estrada, indo ao encontro das associações que dão aulas de dança, que estimulam e fazem a música brasileira e a pernambucana acontecerem por aqui”, explica o cantor, enquanto se prepara para os dois últimos shows da temporada. “As pessoas de todos os países estão absorvendo muito bem o forró pé de serra e o baião, é impressionante como amam o forró tradicional, com triângulo, sanfona e zabumba”, acrescenta.
Figurando entre os principais nomes da música feita hoje em Pernambuco, Daniel imprime em suas composições o cotidiano, os afetos, as histórias do povo brasileiro, como um bom discípulo do mestre Luiz Gonzaga. A turnê que celebra essas três décadas de muitas conquistas, como prêmios e participações nos maiores festivais internacionais do gênero, encerra no próximo sábado (03/12), em Berlim, capital da Alemanha. No repertório, a raiz da tradição nordestina, também eternizada por nomes como Jackson do Pandeiro e Azulão.
                                Registro da passagem pela Alemanha, com realizadores e artistas locais
“Vai ser um show grandioso, interpretando canções de Gonzaga com a participação de músicos da Filarmônica de Berlim, uma verdadeira fusão da música erudita com a cultura popular”, adianta o artista que, antes de viajar, reuniu materiais turísticos e informativos culturais sobre Pernambuco. Em cada show, monta pequenos estandes de divulgação,com uma forma de incentivar o público estrangeiro a conhecer o estado.


SERVIÇO

Show “30 anos de Chão”, Daniel Bento | Turnê na EuropaQuinta-feira, 1º de dezembro, em Dresden (Alemanha)
Sábado, 3 de dezembro, em Berlim | Horário: 22h
Local: Tanzstudio Dança Frevo (Mehringdamm 33, Hof III EG, 10961 Berlin-Kreuzberg)
Ingresso: 10 euro
Roteiro das apresentações anteriores:
06/11 – Frankfurt (Alemanha)
11/11 – Barcelona (Espanha)
12/11 – Stuttgart (Alemanha)
15 e 16/11 – Paris (França)
19/11 – Zurique (Suíça)
26/11 – Genebra (Suíça)