Foto: Jan Ribeiro
Foto: Jan Ribeiro
Dinda Salú & O Terno Alinhado
Com informações da Assessoria
O Espaço Cultural Quintal do Biu, em Olinda, promoveu na noite deste sábado (5), um encontro de tradições culturais em ritmos como forró de rabeca e coco. A festividade, que começou às 21h, teve como principais atrações o Grupo Bongar acompanhado de Dinda Salú & O Terno Alinhado, celebrando segmentos que vão desde folguedos populares, com sambas e toadas de Maracatu Rural e Cavalo Marinho.
Integrando diferentes linguagens como música, poesia, dança e teatro, o espetáculo de Dinda Salú & O Terno Alinhado conta ainda com a participação de Cristiano Salú (cantor, compositor e irmão de Dinda) nas músicas “Rua do Baile e Toadas de Cavalo-Marinho”. Dinda Salú, décimo segundo filho do Mestre Salustiano, é rabequeiro, cantor e compositor. Oriundo de uma família de músicos da tradição oral pernambucana, Dinda ainda é mestre de Maracatu Rural, Coquista e brincador de Cavalo Marinho, sendo um músico com uma voz única e inconfundível que toma como responsabilidade continuar com o legado do seu pai, o saudoso Mestre Salustiano, que muito contribuiu para levar a cultura pernambucana aos lugares mais distantes do Brasil e do mundo.
O Terno Alinhado é composto por três músicos da cena pernambucana: Emerson Santana, Wellington Moraes e Frank Sósthenes. Na formação instrumental, a rabeca e o contrabaixo unem suas melodias e harmonias à expressão vocal da Família Salú.
Foto: Marcelo Soares
Foto: Marcelo Soares
Grupo Bongar
Já o Bongar estará se apresentando carregado de simbolismos, de religiosidade, de tradição, de ancestralidade. O grupo oportuniza ao público conhecer não só a música e a dança do Bongar, mas compreender a formação histórica e cultural dos integrantes do grupo. Composto por seis jovens que reúnem em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, no Portão do Gelo, em Olinda, o Bongar é conhecido por transformar em brinquedo seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro.