quinta-feira, 3 de novembro de 2016


                      Jorge Alves Siqueira (Zeus)

Jorge Alves Siqueira, mais conhecido como Zeus, nasceu no município sergipano de Itabaiana no dia 08 de abril de 1959. Seus primeiros contatos com a arte ocorreram ainda em Itabaiana, na década de 1970, por influência de Caã e de seu irmão Jorgevaldo. Saiu de lá aos 15 anos e diz que as imagens quase idílicas, ainda que sofridas, não lhe saem da cabeça. O riacho era limpo, tinha a casa de farinha, tinha passarinho e liberdade, conta o artista.
Começou a trabalhar com a arte juntamente com o irmão, ajudando-o a esculpir imagens de ex-votos: Tudo começou com meu irmão, que sofreu um acidente e um pintor amigo acabou levando-o a entalhar. Eu comecei ajudando a lixar as suas peças. Mas um dia ele me deu a faquinha e disse para eu cortar uma bola com um pedestal, que era muito fácil. Depois riscou a bola e pediu para gastar as laterais. Saiu assim uma espécie de bochechas num rosto. Aí quando fiz o olho, foi como se o olho ficasse olhando para mim, saltado. Acho que a arte entrou assim dentro de mim, como um olho me olhando. Então terminei de fazer a cabeça, que era de um ex-voto, conta o artista. Quando começou a esculpir suas próprias peças, passou a assinar Zeus.

ZeusCristo, madeira. Reprodução fotográfica www.acasa.org

O irmão do artista não seguiu o caminho da arte, mas Zeus permaneceu em Aracaju dedicando-se à arte da escultura. Morou em outras cidades sergipanas e por fim estabeleceu-se em Areia Branca, onde mora atualmente. Trabalha com a madeira (cedro, jacarandá, imburana), mas também com a pedra e o concreto.Eu tinha esse destino. Há 20 anos tentei fazer outras coisas, mas não funcionou. A gente não procura a arte, a arte é que procura a gente. Eu sempre fui honesto com a arte, nunca procurei fugir do meu estilo e tenho uma característica própria, conta Zeus.

ZeusSão Francisco, madeira. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Zeusmulher, pedra calcárea. Reprodução fotográfica www.acasa.org

Zeus expôs pela primeira vez individualmente em 1984 na Galeria J. Inácio em Aracaju. Desde então intensificou sua participação em exposições no seu Estado e em outros lugares do Brasil.

Contato com Zeus:
Rua São João, 15, Centro
Areia Branca, SE,
CEP: 49580-000
Tel: (79) 3288-1437/ 1745

ZeusCristo, madeira. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Zeusbusto de Sto. Antonio, pedra calcárea. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Zeusoratório de Padre Cícero, madeira. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Zeustítulo desconhecido, pedra calcárea. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

ZeusSto. Antonio, madeira. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.
Poderá també

Nenhum comentário:

Postar um comentário