sexta-feira, 4 de novembro de 2016


                                                                                              MESTRA BERTU

A mestra Bertulina Nunes Barbosa, mais conhecida como Bertu,Nasceu no ano da graça de 1952,em Marechal Deodoro,no Leste do estado de Alagoas,precisamente no dia 8 de setembro. Bertu é coordenadora do Pastoril Mensageiros da Fé, criado desde 1994 com um grupo de alunos da Escola Municipal Jonas de Oliveira Pinto, onde lecionava, no Povoado Riacho Velho. Na continuidade, o grupo contou com o apoio e a participação das pessoas da comunidade, estando em atividade até os dias de hoje. 

Ainda muito jovem Bertulina se encantou com a graciosidade da dança: “Quando conheci o Pastoril ainda era menina, mas me encantei completamente e e sempre participava, dançando e cantando” – relembra a mestra. 
Natural de Marechal Deodoro, morou durante anos em Maceió e depois se mudou definitivamente para Riacho Velho, onde, há várias gerações, incentiva os jovens e crianças da região a dançar o Pastoril. “O povo daqui nunca tinha visto um Pastoril, não sabia o que era. Formei o grupo em 94 e o organizei ainda na escola, depois continuei à frente do grupo com as pessoas da comunidade, sempre com entusiasmo” – conta.

O pastoril Mensageiro da Fé é formado por 19 integrantes e se apresentam em Maceió e Marechal Deodoro, inclusive nos povoados da Massagueira e Barra Nova. 
Além de ensinar a dança e as músicas tradicionais do folguedo natalino, executando todas as suas jornadas – que é a história cantada em louvor ao nascimento do menino Jesus – muitas já conhecidas, e outras criadas por ela, a mestra, além de professora, também se dedica a costura, confeccionando para as meninas toda a indumentária dos cordões, o azul e o encarnado. “Faço com muito gosto. Tenho muito prazer em cuidar de cada detalhe, desde as roupas aos adereços, como o pandeiro com cabo enfeitado de fitas utilizado pelas pastoras”.

Em 2014, a mestra de Pastoril recebeu através da Secretaria de Estado da Cultura o título de Patrimônio Vivo, em reconhecimento aos seus méritos e contribuição à Cultura Popular de Alagoas.“Recebi o comunicado e fiquei muito emocionada. Não esperava, foi uma surpresa grande. É maravilhoso ter sido reconhecida desta forma. O Pastoril é tudo para mim, sou realmente apaixonada por isso. Quando vejo uma apresentação do Pastoril, tenho uma satisfação imensa.”
 Fonte: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário