sábado, 5 de novembro de 2016



                           VITAL LIMA

 Euclides Vital Porto Lima,este é o nome de pia de Vital Lima,que nasceu no distante 23 de julho de 1955,em Belém,capital do estado do Pará. Vital graduou-se em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983. Estudou com Jodacyl Damasceno(violão clássico e técnica violonistica). Já aos 16 anos passou a ter participação ativa no movimento cultura de Belém do Pará como ator e compositor nas trilhas sonoras para peças teatrais.Iniciou sua carreira artística em 1974,ainda como estudante de direito da Universidade Federal do Pará,classificando-se em segundo lugar no 1º Festival de Música e Poesia Universitária,com sua música " Por tua causa nº 2 " interpretada pela então desconhecida Maria de Fátima Paglia de Figueredo,que iniciava a carreira e depois ganharia os palcos do mundo com o nome artístico de Fafá de Belém. No ano seguinte, a cantora Marlene,gravou de sua autoria a música Rock And Roll. Nesta época  se transferiu  de mala e cuia para  o Rio de Janeiro. Em 1978,gravou seu primeiro disco, " Pastores da Noite " registrando músicas da sua parceria com Hermilo Bello de Carvalho. A música titulo do LP virou trilha sonora da novela global " Memórias de Amor ".

Participou com a cantora Marlui Miranda e Osvaldo Montenegro da primeira edição do Projeto  Seis e Meia(Teatro João Caetano/RJ). Em seguida,  percorreu várias cidades brasileira com o " Projeto Pixinguinha,ao lado de Valter Queiroz, Belchior, Fafá de Belém,Carmélia Alves,Marilia Barbosa e Antonio Adolfo. Apresentou-se ainda na Sala Funarte no Rio de Janeiro com o Grupo Terra Trio no show " Bandidos es Bandido ". Em 1980 gravou seu segundo disco " Cheganças ", que contou com a participação do seu conterrâneo Nilson Chaves no lançamento do disco no Distrito Federal. No mesmo ano obteve classificação no Festival MPB-80 da Rede Globo de Televisão. Em seguida, desenvolveu,com o conterrâneo, uma parceria musical com temática amazônica,registrada em 1984 no LP " Interior ",com destaque para a música " Flor do Destino "  e " Tempo Destino ". Em 1990 lançou o LP "Vital". Ainda na década de 1990, lançou  o CDs " Valdemar " (1994), em homenagem ao Maestro Valdemar Henrique,com Nilson Chaves e o " Chão do Caminho "(1998), uma coletânea de seus sucessos. Consta da relação dos intérpretes de suas músicas artistas como Simone,Ademilde Fonseca, Marlene, Fafá de Belém,Wanderléia,Emilio Santiago,Elizeth Cardoso,Nilson Chaves,Ze Renato,Zeca do Trombone,Lucinha Araújo,Lula Carvalho,Grupo Quintais,Alaíde Costa,Magno, Delço Tainará,Maisa Gata Mansa,Marcos André,Walter Bandeira,Amadeu Cavalcante,entre outros...
Em 2005,lançou o álbum " Das coisas simples da Vida ". Em 2015, após dez anos sem gravar ,lançou o CD " O que não tem fim ". Com quinze composições próprias.O disco foi produzido pelo próprio Vital,que também tocou violão eletroacústico nas gravações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário