Costa Neto/Fundarpe
Costa Neto/Fundarpe
Orquestras e passistas circularão pelos Terminais Integrados
Uma das manifestações mais apaixonantes do Carnaval de Pernambuco faz aniversário nesta quinta-feira (9). Surgido no Recife há 110 anos, o Frevo já entrou na cabeça, tomou o corpo e acabou no pé de milhões de pessoas ao redor do mundo.
Para celebrar esta tradição, o Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe, promoverá ações de fortalecimento e valorização desse gênero, não só no Dia do Frevo, mas durante todo o Carnaval, quando garantirá a presença de artistas e agremiações ligadas ao frevo para animar a festa realizada em diversos municípios do Estado.
No próximo dia 9, a programação se estende aos municípios de Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Orquestras de frevo e passistas irão tocar e dançar frevo, instigando os milhares de transeuntes que circulam por terminais de ônibus dessas cidades.
A partir das 6h, os clarins de Momo irão soar nos terminais integrados de Joana Bezerra (Recife) e Pelópidas Silveira (Paulista), com a participação de orquestras e passistas. Ao meio-dia, a Estação Central do Recife e o Terminal Integrado Xambá também receberão a ação. Já no começo da noite, às 18h, os músicos e os passistas passarão pelos terminais de Camaragibe e Prazeres.
Laís Domingues/Fundarpe
Laís Domingues/Fundarpe
A ação acontecerá às 6h da manhã, ao meio-dia e às 18h
A presidente da Fundarpe Márcia Souto celebra a ação, reforçando que cabe ao Governo o papel de reconhecer e valorizar os patrimônios culturais do Estado. “O frevo é um patrimônio cultural da humanidade, mas, antes de tudo, é um orgulho pernambucano, uma das expressões que ainda hoje moldam a identidade do nosso povo. Nesse sentido, merece todas as homenagens e o empenho do poder público em ações e também políticas permanentes de valorização e salvaguarda”, destaca.
O secretário de Cultura Marcelino Granja reforça o compromisso do Governo neste ano em valorizar ainda mais, não só o frevo, mas todas as manifestações mais ligadas à tradição do carnaval. “Fizemos uma convocatória que não aceitará, para o Carnaval, gêneros da música mais pop e comercial. Assim, garantimos que 30% das contratações este ano serão destinadas à artistas que se enquadram na categoria de cultura popular; 40% para representantes da música da tradição carnavalesca; 10% para as orquestras de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira”, ressalta Marcelino.
Confira programação completa:
DIA DO FREVO – 9 de fevereiro (quinta-feira)
6h - Terminais Integrados de Joana Bezerra (Recife), com a Cia. de Passistas de A a Z e a Orquestra Rosemblitz; e Pelópidas Silveira (Paulista), com a Cia. de Passistas Ogum Odé e a Orquestra Freviocando;
12h - Estação Central do Recife, com o Grupo de Passistas e a Orquestra Nelson Ferreira; e Terminal Integrado Xambá, com a Cia. de Passistas Ogum Odé e a Orquestra Freviocando;
18h - Terminais Integrados de Camaragibe, com a Cia. de Passistas de A a Z e a Orquestra Rosemblitz; e Prazeres, com o Grupo de Passistas e a Orquestra Nelson Ferreira.