sexta-feira, 28 de abril de 2017



Humberto de Araújo é um famoso escultor mineiro nascido em Belo Horizonte em 1964. Ele é sobrinho do também escultor Maurino de Araújo. A vivência com o tio Maurino fez surgir o gosto e a admiração pela escultura, cujo primeiro contato ocorreu quando ele tinha apenas dez anos de idade. Formou-se em engenharia civil, mas exerceu a profissão por apenas três anos, quando passou a se dedicar apenas à arte da escultura. Para Humberto, o fato de ter trabalhado como engenheiro civil o ajudou muito a se firmar com artista. A engenharia também é arte, requer criatividade; trabalha-se com formas, que é uma questão bastante presente em minhas esculturas, diz.

Apesar de ter sido influenciado pelo mestre Maurino, Humberto imprimiu um estilo próprio à sua obra. Suas peças normalmente apresentam cores fortes e vibrantes e algumas delas são articuladas. Ele conta que as peças articuladas surgiram numa época em que faltavam toras de madeira no mercado. Ele somente encontrava madeira beneficiada, por isso começou a juntar os pedaços. O resultado agradou e acabou se tornando uma das suas marcas registradas.

 Humberto de Araújo, cabeças, madeira. Reproduçao fotográfica Blog Humberto Escultor.

 Humberto de Araújo, damas da noite, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

 Humberto de Araújo, mineiridade, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

 Humberto de Araújo, Nossa Senhora com menino, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Humberto de Araújo cria personagens de problemas sociais e culturais, mitológicos, bíblicos, dentre outros. O artista participou de inúmeras exposições pelo Brasil. Ele mora em Belo Horizonte, onde mantém um ateliê.

Contato com Humberto de Araújo:
Av. Edgar Torres, 933
Parque São Pedro, Belo Horizonte, MG
Tel: (31) 3451-6081
Email: araujohum@gmail.com

 Humberto de Araújo, os músicos, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

 Humberto de Araújo, Pietá, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

 Humberto de Araújo, triunfo de S. Jorge, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Blog Humberto Escultor.

 Humberto de Araújo, S. Francisco, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Humberto de Araújo, S. Francisco e o mendigo, madeira policromada. Reproduçao fotográfica Galeria Errol Flynn, Belo Horizonte, MG.

Humberto de AraújoSanta Maria policromada

Nenhum comentário:

Postar um comentário