Hassan Santos/Divulgação
Hassan Santos/Divulgação
Nando ZV, Daaniel Araújo, Chico Ludermir, Hassan Santos e Joelson Gomes participaram da exposição
Está marcado para o próximo sábado (6) o lançamento do catálogo da exposição coletiva Vitrocerâmicos: Pesquisa Artística, projeto que contou com a participação de seis artistas pernambucanos. O evento será realizado no Museu Murillo La Greca (Recife), a partir das 18h, e é aberto ao público. Além disso, a exposição segue aberta para visitação até o dia 26 de maio.
“Na ocasião, Chico Ludemir, Daaniel Araújo, Hassan Santos, João Lin, Joelson Gomes e Nando ZV – participarão de um bate-papo, no Museu Murillo La Greca, para compartilhar com o público os processos criativos, os materiais, as técnicas possíveis em vitrocerâmicos e os desafios da pesquisa artística que durou três meses”, comenta Hassan, idealizador do projeto.
Hassan Santos/Divulgação
Hassan Santos/Divulgação
Visitação no Museu Murillo La Greca pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h, até o dia 26/05
Vitrocerâmicos: Pesquisa Artística conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e segundo Hassan, a ideia nasceu quando ele trabalhava na Fábrica Lilou, empresa especializada na impressão digital personalizada em materiais cerâmicos e vítreos.  “Eu era designer da fábrica e o responsável pelo desenho de produtos e experimentações. De repente, me vi cercado de maquinários e profissionais de alta qualidade, especializados na mistura de vidro e cerâmica, com corantes, e os donos de lá sempre foram muito abertos à experimentação. Foi quando tive a ideia de iniciar estes estudos”, explica.
Ao longo de três meses, o projeto levou os seis artistas pernambucanos para conhecer os processos industriais de uma fábrica de vitrocerâmicas do estado. A proposta era realizar um estreitamento da indústria com a arte, na busca por um novo suporte artístico e pelo debate sobre essa relação.
Durante os 90 dias de imersão, os artistas se encontraram semanalmente na Fábrica Lilou e aprenderam a misturar o vidro com a cerâmica, além de adicionar corantes ou imprimir imagens no azulejo.  As matérias primas utilizadas nas pesquisas e peças, como pó de vidro, azulejo cru, corantes, forminhas e caixas de queima, também estarão à vista do público. “Nós, como artistas, devemos viver nosso tempo e fazer uso das novas tecnologias e dos novos suportes. E esse projeto apresenta um novo resultado neste sentido”, opina o idealizador.
Hassan apresenta o trabalho Esquemas, em que expõe gráficos feitos em superfícies de vitrocerâmico e outras peças abstratas. “Passamos por um momento político complicado no ano passado, e isso me inspirou a estudar sobre economia e dominação econômica. A partir daí desenvolvi um gráfico que representa nosso PIB, nossa dívida pública e nosso IDH, em peças diferentes. O trabalho conta também com um poema impresso numa placa sobre a relação piramidal que a gente vive, de exploração”.
Hassan Santos/Divulgação
Hassan Santos/Divulgação
Vitrocerâmicos: Pesquisa Artística conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura
Também presente na exposição, o estudo Revestimentos, do fotógrafo e artista Chico Ludermir, dialoga com outras pesquisas realizadas pelo autor nos últimos anos. “Em 2013, por exemplo, também no Murillo La Greca e durante o Spa das Artes, eu já pesquisava essas interferências entre a cidade e o corpo com a pesquisa Entre Prédios e Entre Corpos. Em 2014, desenvolvi o trabalho De Mãos Dadas, na época do Ocupe Estelita, no qual eu também já pensava em como imprimir as texturas do corpo no concreto”, lembra.
Ainda de acordo com Chico, Revestimentos foi uma oportunidade de continuar a pesquisa e usar a fotografia como ponto de partida. “Essa relação mútua, entre o corpo e a cidade é algo que me interessa bastante. Para esse estudo, fotografei com uma lente macro as texturas humanas, o que me permitiu chegar muito perto dos detalhes da pele e das nuances que não são vistas a olho nu. Essas texturas foram passadas para o azulejo, que foi o suporte que eu escolhi, numa tentativa de tatuar esse tecido vivo num suporte que comumente é usado para resistir nas paradas e fachadas”, revela.
Hassan Santos/Divulgação
Hassan Santos/Divulgação
O projeto teve a proposta de realizar um estreitamento da indústria com a arte, na busca de um novo suporte artístico e de uma reflexão sobre essa relação
A exposição ainda apresenta trabalhos do ilustrador João Lin, na série Arranhados, que levou ao forno materiais descartados na fábrica por erros de produção, sobrescrevendo, nos pedaços de azulejos quebrados, desenhos de corações feitos à mão livre. Já o artista Joelson Gomes, referência de produção artística em cerâmica, é autor de uma série feita a partir da aplicação da imagem de um pássaro em peças de azulejos revestidas com uma fina camada de vidro.
Daaniel Araújo produziu pinturas de temas cotidianos impressas em azulejos. Uma delas é um grande painel com a imagem de um tubarão e as placas de aviso com a frase “Área sujeita a ataque dos Barão”. Completando a exposição, o ilustrador, grafiteiro e tatuador Nando Zevê apresenta a sua série de tons vivos intitulada Peixe fora d’água, que já foi explorada em adesivos, lambe-lambes e grafites pelo Recife.
SITE
O projeto Vitrocerâmicos ainda conta com um site no qual estão reunidos todos os processos da pesquisa e os resultados atingidos pelos artistas, com informações sobre o suporte, técnicas e materiais. Através desse espaço, buscam estabelecer contatos com outros artistas que também trabalham com a técnica, com profissionais e com o público interessado em dar novas dimensões ao projeto.
Serviço 
Lançamento do catálogo e bate papo com os artistas participantes do projeto Vitrocerâmicos
Sábado (6) | 18h
Museu Murillo La Greca (R. Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim, Recife)
Terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h | até o dia 26 de maio de 2017
Gratuito