O projeto vai percorrer oito cidades pernambucanas durante o mês de maio, tendo como público-alvo a comunidade escolar. A iniciativa é mais uma ação cultural que conta com o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.
Assisão e Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
Assisão e Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
“O projeto possui cunho pedagógico e, nesse sentido, a proposta artística permite uma completa interação entre Assisão, o grupo Cabras de Lampião e o público. Será uma festa, uma celebração. Assisão irá mostrar seus grandes sucessos que são verdadeiros hinos do São João e os Cabras de Lampião irão mostrar as danças, as brincadeiras e envolver todos nesse forró que vamos fazer”, adianta Cleonice.
Assisão e Cabras de Lampião consolidam uma parceria recente e que vem rendendo bons frutos. Juntos lançaram o CD “Os Dois Doidos de Pedra”, que marca o início dessa esperada relação, um movimento de resistência pela valorização do forró, como explica o próprio Assisão:
“Já gravamos um CD, fizemos uma turnê juntos em 2016 e nos apresentamos juntos também durante as paraolimpíadas no Rio de Janeiro. É uma parceria de sucesso para fortalecer nossa cultura. Temos que nos juntar todo mundo da cultura, do forró pé-de-serra, do xaxado, para não deixar as tradições morrerem. Temos que fazer com que os jovens de hoje conheçam e saibam a importância do forró, principalmente no São João”, comenta o artista, que completa 55 anos de carreira em 2017.
“O projeto tem como objetivo reafirmar nossos valores fundamentados na identidade cultural sertaneja, sobretudo ao ciclo junino, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo da obra de Assisão, numa interação estética e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de beleza singular”, reforça Cleonice Maria.
ROTEIRO DA AULA-ESPETÁCULO “NO FORRÓ DOS CANGACEIROS”
Data: 06/05/2017
Cidade: Tuparetama/PE
Local: Balaio Cultural
Horário: 20h30min
Data: 22/05/2017
Cidade: Calumbi/PE
Local: Pátio de Eventos
Horário: 10h
Data: 29/05/2017
Cidade: Camaragibe/PE
Local: Escola Tito Pereira de Oliveira
Horário: 10h
Data: 29/05/2017
Cidade: Vicência/PE
Local: Escola Dr. Joaquim Guerra
Horário: 16h
Data: 30/05/2017
Cidade: Aliança/PE
Local: Escola Joaquina Lira
Horário: 10h
Data: 30/05/2017
Cidade: Limoeiro/PE
Local: Galpão das Artes
Horário: 20h
Data: 01/06/2017
Cidade: Carnaíba/PE
Local: Patamar da Igreja de Santo Antônio
Horário: 20h
Data: 06/06/2017
Cidade: Custódia/PE
Local: Escola José Pereira Burgos
Horário: 10h