Divulgação
Divulgação
Uma das atrações da programação são As Filhas de Baracho, grupo formado por Dona Biu e Dulce Baracho, que seguem divulgando o trabalho do pai
Se estivesse vivo, Antonio Baracho da Silva, mais conhecido como Mestre Baracho, um dos ícones da cultura popular pernambucana, teria completado 110 anos na última quarta-feira (10). Com a preocupação de manter vivo este legado e de celebrar o Dia Municipal da Ciranda, a Prefeitura Municipal de Abreu e Lima realizou uma programação na cidade até o sábado (13), quando acontecerá na Praça São José um cortejo do Maracatu Piaba de Ouro e shows da Orquestra Criança Cidadã, Antonio Baracho, André Rios, Nena Queiroga, Maestro Spok e As Filhas de Baracho.
Mestre Baracho nasceu em Nazaré da Mata, Zona da Mata de Pernambuco, mas ainda criança mudou-se para Abreu e Lima, onde passou a maior parte da vida. Foi também mestre de maracatu de baque solto e um grande compositor de cirandas, como a famosa Lia de Itamaracá, cujos versos mais conhecidos são Essa ciranda quem me deu foi Lia / Que mora na ilha / de Itamaracá.
Também é atribuída ao mestre a autoria dos versos Ó cirandeiro / cirandeiro ó/ a pedra do seu anel/ brilha mais do que o sol/, que foram utilizados na música Cirandeiro, de Edu Lobo e Capinam, sem que Baracho fosse citado como autor. Ele faleceu em 1988, aos 81 anos.
Em 2005, o governo municipal de Abreu e Lima instituiu o Dia Municipal da Ciranda, comemorado no dia 10 de maio com manifestações culturais nas praças e palestras nas escolas e intitulando Abreu e Lima como a real cidade da ciranda no Brasil.
Uma das atrações de destaque na programação são As Filhas de Baracho, Dona Biu e Dulce Baracho, que continuam num trabalho incansável de preservação de divulgação dos trabalhos do pai e com reconhecimento pelo mundo afora. Além dos shows, está sendo gravado um documentário que contará a historia de Antonio Baracho, sem data de lançamento, numa parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. A ideia é que o filme seja lançado no Cinema São Luiz.