Jan Ribeiro
Jan Ribeiro
O Programa Pernambuco Criativo tem realizado oficinas, atendimentos, palestras e debates para o estímulo à Economia Criativa do estado.
Por Anizio Silva
A Casa da Cultura recebeu, na manhã da última quarta (23), mais uma atividade do Programa Pernambuco Criativo que promove formação cultural com foco na Economia Criativa para os produtores, artistas e fazedores da cultura. Durante a palestra sobre Educação Financeira, o público presente na Cela Jota Borges pôde assimilar alguns conceitos de planejamento, controle e gestão do seu dinheiro.
A atividade foi ministrada por Murilo Nóbrega, coordenador da Agência de Empreendedorismo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (SEMPETQ/PE). “(Nestas palestras) dou algumas dicas e conceitos sobre Educação Financeira e passo algumas mensagens sobre como cuidar bem do dinheiro e a elaboração de um orçamento. Também, falo sobre o endividamento, o uso do cartão de crédito e o consumo consciente”, explicou Murilo.
Para a empresária artística Laura Proto, esse tipo de palestra ajuda os empreendedores culturais a terem uma noção de como equilibrar os desejos, os sonhos e a realidade. “Para quem trabalha com cultura, muitas vezes, há uma certa dificuldade de encarar a realidade da forma pragmática como ela merece ser. Claro que faz parte do nosso trabalho também alcançar isso, e buscar a formação é, sempre, interessante. Estou, sempre, escutando pessoas que têm experiências diferentes, e trocando informações com outros produtores culturais”, declarou Laura.
No final do evento, os participantes participaram de uma dinâmica de grupo e responderam um questionário que ajudou a identificar o perfil financeiro de cada um (endividado, equilibrado ou investidor). Há um teste similar no site InfoMoney; uma das diferenças é que o perfil Investidor é classificado na palestra do Expresso Empreendedor como, muitas vezes, “escravo do dinheiro”. O texto da apresentação enfatiza: ”(é preciso) ter cuidado para não viver só pensando no dinheiro. Devemos lembrar que o dinheiro é para nos servir, satisfatoriamente, e não para nos escravizar”. Já o perfil equilibrado é avaliado como “realizador dos seus sonhos e tem uma vida financeira saudável e tranquila”.
Jan Ribeiro
Jan Ribeiro
Uma das questões mais discutidas na atividade foi o uso consciente do cartão de crédito, que pode ser um aliado ou vilão caso não seja feito um planejamento financeiro.
Atendimento ao Microempreendedor – Quem já se formalizou como MEI (Microempreendedor Individual) pode agendar sua participação em uma palestra similar. É só procurar o Expresso Empreendedor na Avenida Imperial, 1600, onde fica a Jucepe (Junta Comercial do Estado de Pernambuco), no bairro de São José. “Estamos disponíveis para atender individualmente e presencialmente as pessoas das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Além da palestra sobre Educação Financeira, temos a formação sobre a Lei Geral do MEI, e também sobre empreendedorismo”, informa Murilo Nóbrega. Mais informações pelo fone (81) 3182.2802.
Pernambuco Criativo – Criado com o objetivo de estimular a Economia Criativa do Estado, o Programa Pernambuco Criativo tem realizado oficinas, atendimentos, palestras e debates, dentre outras atividades, num convênio entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Outras palestras e atividades de formação sobre gestão de negócios culturais estão sendo planejadas, sempre com o objetivo de fortalecer a Economia Criativa, em nosso Estado”, prevê o gerente de Projetos Especiais e coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Marcus Sanchez. Mais informações sobre o Programa Pernambuco Criativo e suas próximas atividades podem ser obtidas através do e-mail pecriativofundarpe@gmail.com, pelo fone (81) 3184.3020 ou na páginafacebook.com/pernambucocriativo.