sexta-feira, 25 de agosto de 2017



Geraldo Dantas

Geraldo Dantas de Melo é um dos mais conhecidos escultores alagoanos. Ele nasceu em 1967 no município de Arapiraca. Filho de agricultores começou a trabalhar cedo na cultura do fumo (Uma das principais atividades econômicas de Arapiraca é o cultivo do fumo, razão pela qual a cidade é conhecida como a capital do fumo). Na infância uma de suas brincadeiras prediletas era criar pequenas figuras de madeira esculpidas com lamina de barbear; eram os primeiros indícios do artista que viria a se tornar. Ele conta que foi incentivado e orientado pelo artista arapiraquense Zezito Guedes (José Gomes Pereira), mas que não precisou copiar nada dele porque encontrou seu estilo próprio. A mãe de Geraldo, dona Zumira Dantas, estimulada pelo ofício do filho, também se tornou artista e, como o filho, também esculpe a madeira. A família continua morando na zona rural do município de Arapiraca.
As obras de Geraldo Dantas são marcadas pela originalidade e beleza estética; seu traço é forte e as cores que usa em algumas das peças também o são. Mesmo tendo enfrentado problemas psiquiátricos, Geraldo nunca parou de trabalhar, embora tenham perdido um pouco da qualidade técnica expressada anteriormente no contorno de suas peças. Algumas delas revelam um forte aspecto do barroco, como o rebuscamento das figuras e os dilemas existenciais: paraíso e inferno, terra e céu, razão e loucura. Seus anjos e santos têm expressões enigmáticas, algumas vezes sombrias, o que causa, além de admiração, uma certa estranheza em que os vê. Do imaginário de santos, o artista se voltou também para os temas da natureza, representando em suas esculturas animais, árvores e flores.

 Geraldo DantasS. Sebastiao, madeira. Reproduçao Fotográfica Galeria Karandash, Maceió-Al.

Geraldo DantasAnjo, madeira. Reproduçao Fotográfica autoria desconhecida.

Geraldo Dantasmenino nu, madeira. Coleçao particular Tânia de Maya Pedrosa. FOTO: Pablo de Luca.

 Geraldo Dantastotem, madeira. Coleçao particular Tânia de Maya Pedrosa. FOTO: Pablo de Luca.

Geraldo Dantas é figura carimbada em publicações especializadas de arte popular brasileira. O artista ganhou ao longo dos anos grande notoriedade no cenário artístico do país. Expôs seu trabalho em várias cidades brasileiras, como Maceió, Rio de Janeiro e São Paulo, e também no exterior (Paris, França). Seus trabalhos podem ser encontrados em galerias e museus de Maceió, São Paulo, Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.

 Geraldo Dantascasal, madeira. Coleçao particular Tânia de Maya Pedrosa. FOTO: Pablo de Luca.

Contato com Geraldo Dantas (contato: Zezito Guedes):
Rua Vigário Rodrigues Silva, 58, Bairro Planalto,
57308-080 Arapiraca-AL
Tel: (82) 3521-5692.

Fonte:
- Frota, LC. Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro – Século XX. Aeroplano Editora, Rio de Janeiro, 2005.
- Lima, Beth & Lima, Valfrido. Em Nome do Autor. Proposta Edital, São Paulo-SP, 2008.

 Geraldo Dantasparaíso, madeira. Coleçao particular Tânia de Maya Pedrosa. FOTO: Pablo de Luca.

 Geraldo Dantasanjo, madeira. Reproduçao fotográfica autoria desconhecida.

 Geraldo Dantashomem segurando mulher, madeira. Reproduçao Fotográfica Galeria Karandash, Maceió-Al.

 Geraldo Dantastítulo desconhecido, madeira. Reproduçao Fotográfica Galeria Karandash, Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário