João Vicente/Divulgação
João Vicente/Divulgação
A mostra reúne todo o acervo do MEPE
O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, inaugura nesta quinta-feira (10), às 19h, sua mais nova exposiçãoPernambuco Território e Patrimônio de um Povo. Com curadoria dos antropólogosRaul Lody e Renato Athiasum, além de Margot Monteiro, arquiteta e gestora do MEPE, e Reinaldo Carvalho, design, artista plástico e responsável pela expografia, a mostra é uma verdadeira viagem no tempo, que apresenta a  história de Pernambuco, desde os primórdios, passando pela arqueologia, os povos tradicionais, a vinda dos Europeus em busca do Pau-Brasil, o ciclo do açúcar e a cultura-afro, finalizando com o Patrimônio Cultural de todas as influências étnicos-culturais.
Para chegar ao resultado final da mostra, foram dois anos de pesquisa com uma equipe de profissionais de museologia e historiadores, que incluiu restaurações de peças, como a coleção Afro, quadros e mobiliários. Os restauros foram feitos na oficina de restauração do MEPE, por meio da Escola de Mestres Artífices. A iniciativa, que funciona no porão do Museu e que capacita estudantes das mais diferentes áreas no ofício de restauração de mobiliário, é patrocinada pelo Santander.
A escolha do título da exposição está em sintonia com a história de Pernambuco, que ultrapassa as fronteiras territoriais, com forte relação não apenas com o Brasil, mas com diferentes países. Historicamente, Recife chegou a ser a região mais cosmopolita das Américas, e fora este fato, é um território que foi povoado por diferentes culturas, desde as primitivas até as mais civilizadas.
Pernambuco Território e Patrimônio de um Povo destaca diferentes aspectos, que vão desde os elementos ambientais, sociais, econômicos, históricos e culturais. Nesta pluralidade, a mostra atende os mais diversos públicos, da criança ao adulto, do leigo ao acadêmico, do turista ao próprio pernambucano.
Para gestora do MEPE, Margot  Monteiro, a exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer melhor a história do nosso povo, bem como a diversidade que permeia nossa cultura. “Procuramos privilegiar aquilo que temos de mais significativo em nosso acervo, a fim de retratar os vários períodos da história e da arte, no Brasil e em Pernambuco. Para isso, utilizamos um percurso cronológico e didático que contempla a maioria dos nossos marcos históricos que representam um eixo fundamental para o nosso entendimento de nação”, destaca Margot.
Os antropólogos Raul Lody e Renato Athias ressaltam a importância que a exposição oferece pelo amplo roteiro que reúne coleções arqueológicas, históricas, etnográficas e artísticas. “Quem for à exposição, vai se surpreender, pois criamos uma narrativa para ser apreciada, fazer conexões e reflexões”, destaca Lody.
Serviço
Exposição Pernambuco, Território e Patrimônio de um Povo
Quando: abertura quinta-feira (10), às 19h
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960, Graças – Recife/PE)
Acesso gratuito