quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
REISADO ENCERRA CICLO NATALINO.
Seis de janeiro é o Dia de Reis, quando se comemora a visita dos três reis magos ao menino Jesus, que acabara de nascer, segundo a religião católica. Em Pernambuco e em alguns outros estados do Nordeste, este dia é celebrado com um brinquedo popular, o Reisado, também conhecido como Folia de Reis.
“O Reisado é uma tradição cultural que reúne dança, cantigas, adereços e muitas histórias e memórias. Aqui, no Sertão do São Francisco, estão a maioria dos grupos do Estado. Herança do período colonial, foi trazida como forma de ensinar os povos indígenas, visto que a dança era um elemento importante da sua cultura. Recebeu ainda as coroações, batuques e sambadas do povo negro e, hoje, está presente em quilombos, territórios indígenas e ribeirinhos da região sanfranciscana e sertaneja”, explica Alfredo Neto, educador, produtor cultural e articulador do Movimento Viva Reis, que participa, na próxima terça-feira, 4 de janeiro, às 19h, de uma live promovida pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) no canal que mantém no YouTube e também no Facebook.
Mestre Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio Vivo do Estado e fundador de oito reisados na região de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, também estará no bate-papo, que será mediado por Renata Echeverria Martins, gestora cultural e coordenadora do Núcleo de Comunicação e Memória da Gerência Geral de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundarpe.
“Ser Patrimônio Vivo de Pernambuco me deu esperança de continuar o Reisado”, diz Mestre Gonzaga de Garanhuns. Segundo ele, muitos jovens não se interessam mais pela tradição. “Nossa intenção é transformar o Reisado em Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”, espera ele, que também é cordelista e já escreveu mais de 350 títulos e falará, no programa, sobre sua experiência como mestre do Reisado.
“No mês de janeiro, os grupos fazem suas jornadas, cada um com sua especificidade, seu jeito de fazer a brincadeira para celebrar o nascimento do Deus Menino”, explica Alfredo. Mas é no dia 6 de janeiro que a festa encontra seu ápice. “Cada grupo faz a celebração, onde tem igreja ou capela, se dirigem até lá, participam da missa, cantam e dançam e depois saem em cortejo e terminam se apresentando em alguma casa”, conta ele, que faz parte do Reisado de Inhahum e também é xilogravurista e radialista.
Webprograma Cultura em Rede
Realizado pelo Núcleo Digital da Secretaria de Cultura de Pernambuco, o webprograma Cultura em Rede traz, sempre às terças-feiras, às 19h, debates sobre temas relevantes da cultura pernambucana e nacional. A live vai ao ar tanto no canal da Secult-PE no Youtube, quanto no Facebook. Os programas ficam gravados e podem ser acessados a qualquer momento.
Serviço
Live “Fogo e fé na Folia de Reis”
Quando: 4 de janeiro de 2022 (terça-feira), às 19h
Transmissão: www.youtube.com/SecultPE | www.facebook.com/culturape
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário