terça-feira, 23 de março de 2010


CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO,UMA CANUDOS NO SERTÃO DO CEARÁ 


                                                    SEGUNDA PARTE


        Baixa D' antas,era  mesmo o chão sagrado do Beato José Lourenço,apesar de árida e imprudutiva a terra , como sempre acontece na caatinga dos sertões nordestino,ele aceitou o desafio de fazer a terra produzir. E assim tratou de organizar os trabalhadores que o seguiram em busca do El Dourado de Zé Lourenço, que se manteria até o ano de 1926. Logo os frutos do trabalho coletivo e da disciplina ,apareceriam. O sitio Baixa D' antas se tornara um belo pomar,com milhares de pés de laranjeiras,coqueiros,mangueiras,mamoeiros,abacateiros,limeiras e cafeeiros,ao lado de uma bem cuidada cultural de algodão,cereais e de outras qualidades de hortaliças.
       A liderança do Beato Zé Lourenço era inquestionável na comunidade, não somente pelas habilidades que tinha com  o trabalho com a terra,mais também como guia espiritual daquela gente. O beato ia periodicamente ao Juazeiro e mantinha estreitos laços com o Pe. Cicero. Os moradores de Baixa D'antas passaram a vê-lo como um conselheiro.Tranformara-se no "padim Lourenço".  Seu espirito caridoso atraia cada vez mais romeiro que vinha para o Juazeiro buscando a benção do Pe. Cicero. Em Baixa D'antas não havia propriedade todos trabalhavam e colhiam os frutos. A comunidade já tinha quase  2000 mil habitantes, a mesa era farta e de orações. Não havia critérios para fazer parte da comunidade,bastava que estivesse disposto a levar uma vida pautada no trabalho e na fé. O sitio prosperou com relativa tranquilidade até o ano de 1914.  Nesse ano  Juazeiro do Norte virou palco de batalhas entre tropas enviadas pelo governador Franco Rabelo e jagunços liderados por Floro Bartolomeu. O conflito ficou conhecido como " Sedição do Juazeiro" ou guerra de 1914. Pe. Cicero, forte aliado politico de Floro Bartolomeu,convoca seus fiés para a defesa do Juazeiro. José Lourenço também foi para essa região durante o conflito, mas não se envolveu diretamente com os combates . Como em Baixa D' anta havia fartura, o beato limitou-se a fornecer alimentação para os jagunços que lutavam em nome  de Floro Bartolomeu e Pe. Cicero. as tropas rebeldes foram derrotadas em Juazeiro. Mas não deixaram de fazer estragos e causar destruição nas redondezas. O sitio Baixa D'antas,foi invadido enquanto o beato encontrava-se em Juazeiro . As benfeitorias que permitiam a opulência da comunidade foram destruidas. As casas foram incendiadas. foram muitas as atrocidades cometidas por lá. Zé Lourenço retornaria a Baixa D'antas  após o fim dos combates e não se abalaria com a destruição encontrada. Reorganizou a comunidade e, em pouco tempo,  a fartura voltou a reinar no local. Fartura essa que tornou o beato em uma figura pública. Os coronéis da região se incomodavam com a comunidade liderada pelo beato. Isso porque Baixa D'antas passou a absolver a mão-de-obra que antes era destinada aos latifundiários. Começaria então uma campanha para diminui o prestigio de José Lourenço, e as acusações de fanatismo e fetichismo não tardariam a tomar as páginas dos jornais Cearense.  

William Veras de Queiroz   2010  D.C  - Santo Antonio do Salgueiro- PE.

Um comentário:

  1. Vejam matéria e fotos do making off das filmagens para o documentário sobre CALDEIRÃO DA SANTA CRUZ DO DESERTO, a comunidade que foi aniquilada, a exemplo de Canudos, por balas e bombardeios aéreos. Leia, Comente e divulgue: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/09/caldeirao-de-santa-cruz-do-deserto.html

    ResponderExcluir