terça-feira, 1 de maio de 2012

                         



                 CANGACEIRO CABELEIRA




Nos anais da história contemporânea, consta que ele foi o precursor do movimento que se denominou de cangaço. Fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX. O cangaço tem suas origens  em questões fundiárias e sociais do nordeste brasileiro. Porém,José Gomes, o cabeleira,era apenas um bandido cruel e sanguinário que entrou na vida do crime influenciado  pelo seu pai , o não menos perverso Joaquim Gomes,um mameluco,autor de vários crimes hediondos,um homem mal e cruel que cedo ensinou o filho a arte violenta de matar e sangrar as pessoas indefesas apenas por puro prazer.Juntamente com seu pai e um negro de nome Teodósio,Cabeleira aterrorizou toda zona da mata pernambucana desde Vitória de  Santo Antão até o centro do  Recife em meados de 1775. Cabeleira,nasceu em  1751, na pequena  cidade de Glória do Goitá,zona da mata norte de pernambuco.Cabeleira foi um herói do  mal. À revelia de sua mãe, a Joana,conheceu a trilha do crime através do pai que cedo ensinou a usar o clavinote deixando um rastro de morte e destruição por onde passava.Cabeleira não escolhia suas vítimas. 
Era um herói sem causa  social,e não tinha para si código de ética e conduta. Matava por matar e roubava por roubar.Após viver tantas aventuras, o Cabeleira reencontra Luizinha ,sua vizinha e amiga de infância,com quem prometera certa vez se casar,mas não a reconhecendo sequestra e mata sua mãe.Após ter reconhecido de quem ela era filha, o coração do cangaceiro se transforma,ele pede perdão a ela por seus crimes e jura nunca mais cometer atrocidades.Abandonando seu bando,os dois fogem juntos,mas Luizinha morre. Cabeleira,mudado e desconsolado, foi preso no governo do Capitão-General José Cesar de Menezes,Governador de pernambuco, num canavial em Paudalho,cidade situada na zona da mata norte  e levado à força para  ser aprisionado no forte das Cincos Pontas,bairro de São José,no Recife em 1776,onde foi enforcado. Das estórias de Cabeleira,só contadas pelo romancista Franklin Távora fica os versos que imortalizou a figura desse cangaceiro na alma do nordestino:" Fecha a porta,gente Cabeleira ai vem Matando mulheres meninos também..."  "Minha mãe me deu contas prá rezar meu pai me deu faca para eu matar"  " Meu pai me pediu por sua benção que eu não fosse  mole fosse valentão.  







                                 A Casa da Rabeca (1)



                  CASA  DA  RABECA DO BRASIL




Realizando um sonho do Mestre Salustiano, em 21 de abril de 2002,foi fundada a Casa da Rabeca do Brasil no bairro de Cidade Tabajara,em Olinda.Um espaço dedicado à preservação da cultura e tradição do estado de pernambuco. No inicio,era apenas uma tenda coberta de palhas de coqueiros,coincidentemente a árvore símbolo de Olinda. Funcionava aos domingos e recebia familiares,sanfoneiros,zabumbeiros,rabequeiros,pandeirista,triangueiros,emboladores de coco,mestres de maracatu,cavalo marinho,cirandeiros e os amigos da zona da mata norte de Pernambuco.
 Hoje,o espaço é um reduto de artistas populares,com apresentações de forró de rabeca,encontros de cavalo marinho e maracatus,entre outras manifestações do povo. Grandes nomes da nossa música já passaram pelo palco da casa da rabeca,entre eles Santanna,Alcymar Monteiro,Geraldinho Lins,Nádia Maia,Antonio Carlos da Nobrega,Petrucio Amorim,Cristina Amaral,Lia de Itamaracá,Irah Caldeira,Mazinho de Arcoverde,Sirano e Sirino,Território Nordestino e Genival Lacerda. A Casa da Rabeca completa 10 anos e a família Salustiano já trabalha para realizar um grande evento durante os dias 4 e 5 de maio - festividade que vai reunir muitos artistas populares do Estado. 


LUIZ GONZAGA - O HOMEM,SUA TERRA E SUA LUTA

Para Marcar a 12ª edição do Correio Sanfonado ,Domingo(29/04/2012),no Centro Cultural Correios,teve o lançamento do livro Luiz Gonzaga - o homem,sua terra e sua luta,do jornalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco José Mário Austragésilo. O evento também  foi uma homenagem ao artista Sivuca. Na ocasião,se apresentaram  os sanfoneiros Mahatma da Costa,Júlio Cezar Mendes de Melo e Dudu do Acordeon. O evento  foi  Centro Cultural Correios,Avenida Marquês de Olinda,262,Bairro do Recife.



                                      


                                          FERNANDO SPENCER


O cineasta das três bitolas(super 8,16 e 35mm) ,assim é conhecido Fernando Spencer,que nasceu na cidade do Recife,no dia 17 de janeiro de 1927.Jornalista,ele seguiu carreira como crítico de cinema por 40 anos,nomais antigo jornal em circulação da américa Latina,oDiário de Pernambuco.A paixão pela sétima arte começou cedo,quando aos 12 anos recebeu um presente inusitado de seu pai,que também trabalhou em jornais:um projetor alemão de brinquedo que passava filmes de 35mm. O presentinho,que acompanhou o cineasta até os 18 anos,foi o suficiente para ele montar um mini-cinema em sua própria casa. Sua trajetória como cineasta propriamente dito começou em 1969,com um curta-metragem experimental,chamado a busca,que narrava a história de 3 crianças em busca do cachorro desaparecido.As " grandes estrelas" do primeiro dos seus 44 filmes(36 curtas e 8 videos)foram seus filhos e o amigo fotografo,Carlos Alberto Campos.Filmando na maioria das vezes com poucos recursos,Spencer marcou época usando Super 8 para registrar cenas e personalidades da cultura pernambucana.    Esmiuçar facetas da tradição e do cotidiano do estado onde nasceu foi,aliás, a principal meta perseguida pelo cineasta em suas produções, a maioria no formato documentário:Caboclinho do Recife(1974),Valente é o Galo(1974),Toré a Nossa Senhora das Montanhas(1976),Frei Damião:um santo no  Nordeste? (1977),Santa do Maracatu(1981),Trajetória do Frevo no Recife(1987),foram algumas das obras premiadas em festivais nacionais. Evocações de Nelson Ferreira(1987),por exemplo,foi considerado o melhor filme do III Festival de Cinema dos países de Língua Portuguesa em 1988. Reconhecido não só como um roteirista e diretor,mas,sobretudo,como um grande pesquisador do cinema local,Spencer chegou a ocupar cargos na área de politica cultural. em 2006,ele produziu o filme Almery, a Estrela.atualmente, o cineasta é um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco.




               




segunda-feira, 30 de abril de 2012

            Escurinho, campeão na música do cangaço


ESCURINHO VENCE O FESTIVAL DE MÚSICA DO CANGAÇO




O ator,cantor e compositor Serratalhadense Escurinho,que é radicado em João Pessoa, no estado da Paraíba,acabou como grande vencedor da segunda edição do Festival de Música do Cangaço.Ele ganhou na categoria Melhor Música,com Nas estradas de Bom Nome,e arrematou a noite com o prêmio de melhor intérprete. O festival da terra de Lampião,promovido pelo Ponto de Cultura Cabras de Lampião,é mais uma prova  que a época de ouro dos festivais é coisa do passado,mas o compositor brasileiro encontra nesse tipo de evento a única forma de expressar e divulgar seu trabalho. No festival,havia concorrentes de Minas Gerais,São Paulo,Amapá,Bahia e Paraíba. De Pernambuco apenas um concorrente ficou entre os cincos primeiros classificados: Rui Grude,cantor bastante conhecido em Serra Talhada.Defendendo a música,Brasil,o cangaço e Lampião. As cincos vencedoras do II Festival de Música do Cangaço de Serra Talhada: Nas estradas de bom nome,Escurinho(inscrito como representante de João Pessoa),Em versos quebrados,mulher no cangaço,de João Sereno(Juazeiro-BA) e Maviel Melo(Carnaíba-PE),interpretada por Carlinhos Pajéu, vocalista da banda baiana A Volante do Sargento Bezerra,Flores do cangaço,Tavinho Limma e Sandro Livack(Ilha Solteira-SP),interpretada pelos autores,O Brasil.o cangaço e Lampião,de Rui Grudi(Serra Talhada),interpretada pelo  autor,Um cangaceiro e um cão,de Artur Silva(Guarabira-PB),interpretada por Laerson Alves.

                                   



HOJE TEM RENATO BORGHET NO FESTIVAL DA SANFONA



Na noite de hoje durante os festejos de encerramento do  Festival da Sanfona de Salgueiro,que teve inicio no dia 28,no pátio do Centro de Cultura e Lazer,da antiga estação ferroviária,teremos na programação do último dia,  show com o músico Gaúcho  Renato Borghet,fechando a programação do festival  que chega a sua 4ª edição e se consolida como  evento tradicional no calendário turístico  do Sertão Central de pernambuco.O  evento é mais uma realização da Secretaria de  Cultura   e Prefeitura Municipal, que além de promover o festival apoia os jovens talentos do município através da Escola de Música Maestro Ivalter,no Centro de Cultural e Lazer,e entre outras intervenções, promove as rodas de sanfoneiros nas comunidades rurais. O festival desde sua primeira  edição tem o compromisso de revelar  jovens talentos como de preservar o instrumento que é uma verdadeira paixão dos sertanejos.  O festival no atual formato tem as categorias :sanfona e sanfona de oito baixos.Esta manifestação fez revelar novos talentos da modalidade de oito baixos, como o jovem sanfoneiro Antonio da Mutuca e trouxe de volta aos eventos da região os sanfoneiros de oito  baixos.Salgueiro tem hoje na sanfona de oito baixos  um dos maiores plantéis   de músicos desse pequeno e complexo instrumento.   






A LENDA DA COBRA-GRANDE

Conhecida como demônio das profundezas das águas, a este monstro os índios dão o nome de Paranamaia que quer dizer Parana=rio e maia=mãe.
Esta é uma das lendas mais conhecidas da região amazônica, esta lenda conta que uma índia de uma tribo indígena da região amazônica, chamada de Zelina e que estava trabalhando na beira do rio, sentiu uma dor no ventre, conta a lenda que esta índia foi engravidada pela Sucuri e que deu a luz as margens de um rio a um casal de gêmeos que eram na verdade duas cobras: seu primeiro desejo foi de matá-las, mas procurou buscar conselho com o velho pajé que mandou jogá-las no rio e no rio foram criadas, e algum tempo depois chamados de Honorato e Maria Caninana, o primeiro chamado de Honorato não causava mal nenhum, mas sua irmão Maria Caninana era muito perversa e quando visitavam sua mãe Zelina, Caninana era a mais preferida, que de tantas maldades praticadas, seu irmão Honorato não aprovando mais as maldades praticadas de sua irmã pôs fim às suas perversidades e acabou com Maria Caninana tirando sua vida.
Em Barcarena existe um lugar conhecido como buraco da cobra grande que é atração turística do município como em outros povoados e vilas, existe a crença de que as mesmas estão situadas sobre a morada de uma cobra grande, conta a lenda que em Belém, quando foi fundada estaria sobre a casa de uma enorme cobra-grande... E daí ocorre se a cobra-grande se mexe Belém estremece e se a cobra-grande sair de seu lugar Belém irá afundar com todos os seus habitantes.
Estudos mais aprofundados no assunto, contam que a tal lenda nasceu dos primeiros missionários, que ao chegar a Belém e ouvir falar da tal cobra-grande, resolveram esmagar colocando-lhe a cabeça justamente sob os pés de Nossa Senhora a Virgem Maria, segundo a lenda a cobra-grande que aqui foi esmagada tem a sua cabeça debaixo do altar mor da Catedral da Sé e a sua calda sob o altar da Basílica. Afinal os missionários que aqui chegaram tiveram que adaptar a cultura local, queriam conquistar novos crentes, tiveram que personificar a boiúna dos indígenas esmagando-lhe a cabeça e a colocando sob o altar, a Catedral da Sé, simbolizando com isso um sinal muito parecido a virgem esmagando a serpente que era a encarnação do demônio.
De qualquer forma o átrio que inicia na catedral e termina na basílica de Nazaré tem a crença ligada, que nos mostra ser muito simbólica  a comparação com a lenda da cobra-grande, que na madrugada de 12 de janeiro de 1970 quando ocorreu um tremor de terra, muitos disseram que a cobra-grande estava se mexendo e quando ela sair do seu repouso, Belém e seus habitantes serão tragados pelas águas da Baía do Guajará. Lenda ou não, o Círio de Nazaré é uma serpente humana, uma realidade formada por mais de 2 milhões de pessoas, que se curvaram e põe-se aos pés da virgem a padroeira dos Paraenses e esta é a lenda Paraense mais conhecida da cobra-grande. Porém há história de pescador que no arquipélago do Marajó uma enorme cobra grande que costuma virar embarcações de considerável porte, comendo ou levando para o fundo dos rios os passageiros, muito temida pelos ribeirinhos, e principalmente pelos rios regionais, esta boiúna que na palavra tupi quer dizer cobra negra tem os olhos como dois faróis, que na verdade é o forte mito desta extraordinária cobra, por isto mesmo chamada de cobra-grande.

domingo, 29 de abril de 2012

Cátia de França - Rumos Itaú Cultural (Parte 1)



Veja na barra lateral em PESQUISAR ESTE BLOG,Publicação do bLoG soL vERmeLHo sobre Cátia de França,em 10 de julho de 2010.

sábado, 28 de abril de 2012

                                                           Dicionário do Nordeste



                                                          NORDESTÊS


O pernambucano  Fred Navarro prepara nova edição do seu dicionário do Nordeste,que sai pela Companhia Editora de Pernambuco(CEPE) no segundo semestre deste ano. serão mais de 10 mil verbetes.Para escrevê-lo ,Fred pesquisou mais de 200 livros,ouviu cerca de 100 discos com a temática nordestina,viu alguns filmes e demorou-se oito anos.
                                                                         Beto Hortis



HOJE TEM BETO HORTIZ NO 4º  FESTIVAL DA SANFONA


O sanfoneiro pernambucano Beto Hortiz ,estará numa oficina de sanfona,às 16h,deste sábado durante a abertura do 4º Festival da Sanfona de Salgueiro,que vai até o dia 31de abril,em frente ao  Centro de Cultura e Lazer,na antiga estação ferroviária da cidade. Logo após as apresentações da noite,Beto Hortiz  fará o encerramento da noite com um show instrumental.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

                                     


                                              PISA PÓLVORA



Em Sergipe, Pisa pólvora é um ritual ,uma dança folclórica,muito parecida com a batucada,ambas manifestações populares com forte expressividade no município Sergipano de Estância.A finalidade maior do pisa-pólvora é preparar a pólvora para as sensacionais batalhas de busca-pés e para os barcos de fogo,abrindo os festejos juninos da cidade.
a dança é realizada em torno de um pilão,onde estão colocados  enxofre,o salitre e o carvão,substâncias usadas no preparo da pólvora. Homens e mulheres costumam participar,vestidos à moda caipira,cantando e dançando ao som do ganzás,triângulos,porca,reco-reco e tambores.
O ritual é uma herança dos tempos da escravidão;os negros costumavam realizar as tarefas dançando,pisando forte no chão e tirando versos de improviso.
                                                                                Descrição da Foto 


CONFRARIA DO ROSÁRIO  DE FLORESTA DO NAVIO

Fundada a mais de 200 anos, a Confraria do Rosário de Floresta do Navio é uma irmandade religiosa criada por escravos africanos.Considerado um foco de resistência negra,ela é apontada como uma comunidade quilombola. Conta a história,que os negros da região só tinham um dia de descanso no ano(31 de dezembro),estes coroavam,na ocasião,um rei e uma rainha para mostrar aos brancos que também possuíam sangue nobre. Em seguida,o grupo partia para a missa na igreja do Bom Jesus dos Aflitos,atual igreja de nossa senhora do Rosário,e voltavam à casa da irmandade onde era distribuído almoço para todos.
" Era terminantemente proibido a organização dos escravos naquela época.Assim,a coroação era uma oportunidade de se reunir,de discutir questões da vida,sem a presença do homem branco", afirma João Luiz dos Santos,atual presidente da irmandade.
Não se sabe ao certo  a data da primeira celebração pela Confraria do Rosário de Floresta do Navio,mas consta em  registros que desde  1792 reis e rainhas negros eam escolhidoscomo representantes dos escravos na região.Na época,a coroação acontecia na igreja do Bom Jesus dos Aflitos,dentro da Fazenda Grande que posteriormente deu nome à cidade de Floresta,município situado no sertão pernambucano,no médio São Francisco do estado.
A tradição é preservada até hoje pelos 36 membros da irmandade. Todos os anos,no dia 31 de dezembro,há um roteiro de celebração,que começa às 8h,com  café da manhã para o rei,na casa de uma das juízas,as mulheres mais velhas da irmandade. Em seguida,os turistas,membros,moradores e curiosos acompanham a realeza até a igreja,onde é celebrada a missa.Logo após,todos se encontram com a rainha,na casa da confraria,quando é servido o almoço.Por último,há a coroação dos novos reis,que ocuparam o posto durante o próximo ano.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

                           


 CINE PE  2012 FESTIVAL DO AUDIOVISUAL


Começou  hoje o Cine PE Audiovisual,Pernambuco será pela 16ª vez o ponto de intersecção do cinema  brasileiro,por sete dias.  40 filmes  serão exibidos para um público estimado em 30 mil expectadores.Cerca de 250 convidados,entre atrizes ,produtores,técnicos,diretores e estudiosos vão se misturar ao grnde público,no Teatro Guararapes,no Centro de Convenções,na velha Marim dos Caetés(Olinda).
 Na programação de hoje,Mostra Cine PE:Um olhar para Moçambique,com o o longa-metragem,193',Lágrimas,de Júlio Silva,na Unicap,Mostra Competitiva de Curtas-metragens,Depois da queda,de Bruno Bini (Mato Grosso).ficção,17', O descarte,de Carlos Hardt e Lucas Fernandes(Paraná),Qual queijo você quer,de Cintia Domit Bittar(Santa Catarina),ficção11'15",Mostra Competitiva de Longas-metragens,com o filme À beira do Caminho,de Breno Silveira(Rio de Janeiro).ficção,100',no Cine Teatro Guararapes/Centro de Convenções.O cinem  pernambucano também vai estar bem representado na Mostra Competitividade Curtas-metragens.Entre os 18  filmes concorrentes,quatro foram produzido no estado e comprovam o diversificado momento da cena local. O Cine PE: Festval Audiovisual este ano vai render homenagens a três personalidades do cinema Nacional: o cineasta e produtor Cacá Diegues,o cineasta e produtor Fernando Meirelles e o ator Ney Latorraca.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

                                                                       
Zé Dantas,Veremundo Soares e Luiz Gonzaga
 

CORONEL VEREMUNDO SOARES


Filho do Padre Mineiro Antonio Joaquim Soares,que migrou para o semi-árido nordestino subindo o rio São Francisco em buscas dos currais sanfranciscano.Padre Antonio  acabou se estabelecendo no sertão central de pernambuco,na cidade de Salgueiro.Da prole do padre-velho,nasceu Veremundo Soares, Coronel da Guarda Nacional e que ao lado de Delmiro Gouveia foi um dos maiores empreendedores do Nordeste Brasileiro.Detentor de uma  das maiores fortunas dos sertões,Veremundo trouxe a indústria,comércio e o agronegócio para Salgueiro. Da sua fazenda Monte Alegre,uma fazenda modelo dos anos 60,ele produziu através da irrigação uvas de  qualidade. O Coronel Veremundo Soares era um intelectual ,um visionário,um homem além do seu tempo.